éticas? morais? sinônimos? não sinônimos?

Como o mundo é interessante!!! E quando não concordamos com nada ou apenas parcialmente com o que é debatido? Ficamos quietos?

Ética, Moral e Direito

http://www.ufrgs.br/bioetica/eticmor.htm

Ética e moral. Uma distinção indistinta

http://criticanarede.com/html/fil_eticaemoral.html

ÉTICA E MORAL

http://ocanto.esenviseu.net/apoio/et_moral.htm

É preciso lembrar que muitas teorias filosóficas colocam seus conceitos como inquestionáveis, porém… sempre haverá aqueles que questionam o inquestionável. Hei, isso é um princípio, uma idéia que orienta minha ação, um valor ético universal? E, ainda, em termos morais, ou seja, a maneira que aprendi a julgar as ações, isso é bom, ruim ou as duas coisas?
Posso ter uma ética de como deveria agir e, ainda assim, fazer outra coisa? E se pensar eticamente de um jeito e me ver obrigada a agir de outra forma, como fica meu julgamento moral de mim mesma?
Coisas para pensar… ou agir… pelo resto da vida!

3 pensamentos sobre “éticas? morais? sinônimos? não sinônimos?

  1. Puxa, esses conceitos são tão complexos!!! Esta coisa de achar o certo e o errado pode ser subjetivo, por ser determinado pelo senso comum…Será que tem como chegar a alguma conclusão a respeito???Uma vez, um professor meu de biotecnologia me falou sobre o conselho de bioética e tal…ele falava sobre a clonagem e tds questões morais que o assunto levantava. Ele diferenciou ética de moral qse cm o Alexandre na sala de aula 9aquela coisa da moral ser construída subjetivamente e a ética ser construída socialmente) e disse que qdo a t´cnica da clonagem saiu, a igreja dizia que se tratava de "matar bebezinhos", mas p/ mim que conheço a técnica, ao meu ver é claro que destrímos um embrião…mas não se matam bebês!!! :oEle me fez pensar: temos a tecnologia, mas será que devemos usa-la??? Msm que a bioética permita, até onde a moral de cada um permite??? Eu não saberia responder!!! 😮 Ao msm tempo que nos sentimos livres pelo certo e o errado ser tão subjetivo, nos sentimos perdidos por não sabemos se stamos fazendo coisas certas ou erradas 😮

    Curtir

  2. sim, Flávia, nos sentimos perdidas. O fato é que vivemos num tempo muito diferente de épocas anteriores, em que talvez as pessoas abraçavam para o resto da vida uma ética e um certo julgamento moral dela (se é que podemos separar os termos!). As transformações são rápidas e múltiplas, logo as éticas se pluralizam e os julgamentos morais também. E também as democracias existem atualmente em extensão temporal e espacial que nunca houve antes! De certa forma, podemos escolher – e não apenas acatar, como era antigamente – éticas e morais. Mas talvez ainda nao tenhamos formação que nos possibilite fazer nossas boas escolhas individuais em sintonia com boas vidas em sociedade… Será isso?

    Curtir

  3. Professora, jah não sei mais no que acreditar, no que pensar…parece que qto + adquirimos conhecimento, + nos desconhecemos!!! Ultimamente andei refletindo sobre várias coisas, coisas que vimos na disciplina e que tentei aplicar a minha vida pessoal, e percebi que mudei radicalmente de idéia sobre mtas coisas…sera que stou perdendo minha identidade ou stou apenas em estágio de metamorfose, adquirindo outras identidades??? QTOS CONFLITOS!!! :O

    Curtir

Deixe um comentário

