Convite para participar de projeto de pesquisa e extensão em andamento!

Pessoal, tudo bem? Espero que sim! Espero também que estejam trabalhando bastante para fechar os projetos e apresentá-los depois do feriado. No feriado vou postar os comentários das apresentações da primeira rodada, prometo… Quem quiser conversar, amanhã, terça, estamos por lá, com alguns encontros agendados na parte da tarde.

Gostaria de fazer um convite para participar de um projeto de pesquisa e extensão que está em andamento aqui na UFABC, sob coordenação da Profa. Keila e vice-coordenação minha. Para vocês terem uma idéia do que se trata, leiam abaixo o resumo que enviamos para apresentar o trabalho na próxima reunião brasileira de antropologia. Quem se interessar, procure, por favor, o Alexandre, que já está trabalhando com a gente e vai apresentar trabalho em breve à respeito com outros estudantes participantes num encontro de pesquisadores na USP.

Muito obrigada pela atenção e até mais!

Segue resumo a partir das atividades do projeto:

Memórias e corpos de jovens e idosos do ABC paulista frente às tecnologias de informação e comunicação: diálogos e dilemas intergeracionais

Andrea Paula dos Santos
Ana Keila Mosca Pinezi

Os registros de memórias implicam em atos de lembrar em contextos de criação de diálogos entre sujeitos e grupos que se dispõe a falar, com seus corpos, sobre suas lembranças, que se estendem para além dos limites corporais, abrangendo objetos, imagens, paisagens, tecnologias, que são apropriados e se tornam documentos e vestígios de subjetividades e de experiências sociais em determinadas comunidades em nossa sociedade. A partir de algumas noções clássicas de memória, corpo, tecnologia, subjetividade, documento – e do panorama crítico-analítico em torno delas na contemporaneidade – o projeto de pesquisa e extensão em andamento, objetiva registrar e analisar relações intergeracionais entre grupos de idosos e jovens, moradores e estudantes em três bairros da cidade de Santo André, próximos ao campus da recém-criada Universidade Federal do ABC (UFABC), diante do próprio impacto de sua construção nesses locais. Os registros das memórias desses idosos são feitos de forma colaborativa com um grupo de jovens estudantes por meio de várias tecnologias de comunicação e informação (vídeo, scanner, banco de dados, câmeras fotográficas) relacionadas ao uso do computador. Tais práticas proporcionam problematizar usos dessas tecnologias para ambos os grupos, considerando as formas como seus corpos e subjetividades se reconfiguram em processos intergeracionais de criação de memórias e corporeidades em espaços presenciais e virtuais, ressignificando antigas e novas paisagens no meio urbano.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Convite para participar de projeto de pesquisa e extensão em andamento!

  1. Flávia, o projeto já está em andamento e tenho certeza que sua presença nele é importantíssima. O Alexandre está no projeto também e pode repassar o projeto e nossos escritos sobre as últimas atividades. Você pode encontrá-lo pessoalmente? ou senão aqui está o e-mail dele:ale.soares726@gmail.comConvide mais pessoas, por favor! muito obrigadabjsss

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s