Programa e Cronograma de Estrutura e Dinâmica Social – 2o. quadrimestre de 2010

Oi pessoal! Conforme apresentação nas primeiras aulas, aqui estão algumas informações básicas sobre a nossa disciplina:

Programa e Cronograma de Estrutura e Dinâmica Social
2o. quadrimestre 2010

(diurno e noturno)

25 e 26 – Apresentação da disciplina, definição dos temas de trabalho e organização dos grupos.
. noções de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade;

1 e 2/6 – Perspectivas teóricas e metodológicas de pesquisa em ciência, tecnologia e humanidades.
. construção de linhas e temáticas de pesquisa;
. metodologias de pesquisa.

8 e 9/6 – Sociedades, culturas, diversidades.
. noções básicas em torno dos conceitos de cultura, interculturalidade, diversidade, diferença, desigualdade;

15 e 16/6 – Representações e linguagens.
. sobre práticas, representações, discursos;
. linguagens, sociabilidades, novas mídias.

22 e 23/6 – Apresentação dos grupos de trabalho: pesquisa e justificativa sobre o tema escolhido para o projeto.

29 e 30/6 – Subjetividades, identidades.
. transformações da idéia de sujeito e de subjetividades;

6 e 7/7 – Grupos, comunidades.
. construções identitárias individuais e coletivas;
. estruturas e dinâmicas de grupos e comunidades.

13 e 14/7 – Conflitos e suas múltiplas dimensões.
. impactos da ciência e da tecnologia na sociedade e a dinâmica dos conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos…;
. reconhecimentos de velhos e novos sujeitos, grupos e conflitos na contemporaneidade;
. noções de mediações e proposições em torno de conflitos.

20 e 21/7 – Apresentação dos grupos de trabalho: objetivo e metodologia do projeto.

27 e 28/7 – Democracia , Estado, políticas públicas, cidadanias.
. Estado, políticas públicas e globalização;
. construções teóricas em torno das idéias de democracia e de cidadania;
. formações interdisciplinares e atuações profissionais frente às transformações das estruturas e dinâmicas da sociedade atual.

3 e 4/8 – Apresentação final, debate e avaliação dos projetos.

10 e 11/8 – Apresentação final, debate e avaliação dos projetos.

17 e 18/8 – Encerramento.

23 e 24/8 – lançamento de conceitos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s