Chimamanda Adichie: O perigo da história única

Vejam esta contadora de histórias nigeriana falar brilhantemente dos perigos de se saber uma única versão da história sobre as coisas do mundo…
Para ver as legendas em português, clique no view subtitle!
Aproveitem a reflexão para os blogs-projetos conterem várias visões de um mesmo tema, please: bjs

http://video.ted.com/assets/player/swf/EmbedPlayer.swf

Anúncios

3 pensamentos sobre “Chimamanda Adichie: O perigo da história única

  1. Gostei demais deste vídeo, pois ele é capaz de questionar que tipo de visão nós temos sobre o mundo, e sobre nós mesmo. Uma visão que muitas vezes adotamos sem ao mesmo nos dar conta… Pois assim como ela fala nao início do vídeo, muitas vezes quando crianças sonhavamos em viver aquele conto de fadas pregados pelos filmes, com um príncipe em cima do cavalo branco… E quando nos ligavamos que isso não era possível, ficavamos decepcionados…E cabe a nós estudantes, cidadãos do mundo tomar a iniciativa de quer modificar isso, e faz acontecer…

    Curtir

  2. Concordo com o comentário acima completamente.O vídeo é incrível e me fez questionar muitas coisas.No início do vídeo, assim que vi que a palestrante era uma nigeriana que foi criada em uma universidade, me perguntei como seriam as universidades na Nigéria, se seria boas. Durante o vídeo fui sentindo uma vergonha imensa desse pensamento, vi que, assim como a colega de classe da palestrante, eu tinha apenas uma história única sobre a Nigéria, sobre a àfrica como um todo.Além disso, pude refletir e perceber que nós temos uma história única da maioria das coisas que existem no mundo, e, assim como a palestrante disse, nós preferimos perceber as nossas diferenças do que as nossas semelhanças.Realmente o vídeo é MUITO bom e nos faz refletir não apenas sobre nossos blogs e pesquisas, mas sobre nossas vidas e pensamentos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s