Desconstrução já, por favor: aluna descobre câmera dentro de banheiro de escola em Campos

Agora me digam se essa estrutura educacional tradicional não merece uma crítica de desconstrução pós-estruturalista de cabo a rabo, na teoria e na prática???!!
Coitados dos pobres estudantes com seus corpos vigiados, controlados e discisplinarizados pelo micropoder autoritário exercido à vontade por uma direção de escola…

Após desconfiar, menina filmou o equipamento.
Direção de escola diz câmeras são para evitar furtos e o vandalismo.

A instalação de câmeras de segurança no colégio estadual Liceu de Humanidades, em Campos, na Região Norte Fluminense, provocou a reação de pais, alunos e a direção da escola. Tudo começou depois que uma estudante desconfiou que estava sendo filmada dentro do banheiro. A jovem filmou o equipamento.

Veja o site do Jornal Nacional

Imagens do próprio circuito interno de segurança da escola mostram o momento em que a adolescente se aproxima para gravar. A mãe, que não quer se identificar, disse que vai denunciar o caso à Justiça: “E se acontece de alguma dessas imagens cai na internet e é manipulada de forma ilícita?”, disse.

O Liceu de Humanidades é um dos colégios mais tradicionais de Campo. Lá, estudam 2.7 mil alunos. A direção informou que há 30 câmeras instaladas em vários pontos e alegou que os equipamentos, inclusive no banheiro, são uma maneira de evitar furtos e o vandalismo.

Os estudantes dizem que não foram avisados da instalação das câmeras: “A gente troca de roupa para fazer educação física lá dentro do banheiro. É uma falta de vergonha, um absurdo isso”, disse uma estudante.

Equipamento não tira privacidade, diz diretora
A diretora da escola, Celina Mateus Barbosa, disse que a câmera fica tanto no banheiro feminino como no masculino, e que o equipamento não tira a privacidade dos alunos dentro do box, já que ele está instalado no corredor.

“Quando acontece alguma coisa, a gente usa o tempo exato da câmera para saber quem foi o autor. Ninguém fica aqui o dia todo olhando câmera”, explicou Celina Mateus.

OAB condena atitude da escola
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) condenou a atitude da escola. “Isso fere a privacidade desses estudantes. Isso fere inclusive a honra”, disse Wadih Damous, presidente da OAB-RJ.

A Secretaria estadual de Educação informou que a instalação dos equipamentos foi uma decisão isolada da direção da escola e que repudia qualquer prática que possa tirar a privacidade dos alunos. Segundo a secretaria, os equipamentos já foram desativados.

Fonte:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/07/aluna-descobre-camera-dentro-de-banheiro-de-escola-em-campos.html

Anúncios

2 pensamentos sobre “Desconstrução já, por favor: aluna descobre câmera dentro de banheiro de escola em Campos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s