Aulas que Faltavam…

Estou colocando o Power point das aulas que faltavam, assim como alguns posts antigos que ajudaram a assimilar melhor o conteúdo…
Posts que valem a pena dar uma olhada…
Conceito de ethos se relaciona comos de identidade, subjetividade, comunicade e cultural

ETHOS relaciona-se com ÉTICA e ambas as palavras se referem aos traços de caráter, aos hábitos, valores e normas que organizam nossas condutas, nossos estilos de vida, nossa forma de ver o mundo e de agir em sociedade.
Há estudiosos que investigam particularmente as tensões entre o ethos que aparece em nossos discursos e os conflitos, ambiguidades, convergências do que discursamos, enunciamos sobre nós e o que fazemos na vida prática, tema que considero muito apropriado e interessante! Pois, pelo que estudei e investiguei até agora sobre minha imagem de si e sobre as imagens de si de outros sujeitos ao longo da minha vida, percebo como somos seres contraditórios e pouco conscientes das relações entre nossas atitudes e nossas escolhas éticas. Pois, fragmentados entre ethos que estão em circulação, nem sequer conseguimos saber quando agimos em coerência com algum conjunto de hábitos, valores e atitudes que gostaríamos de defender ou que dizemos que defendemos em nossos discursos!
http://estruturaedinamicasocial.blogspot.com/2010/03/conceito-de-ethos-se-relaciona-com-os.html
Subjetividade

Subjetividade é entendida como o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações. A psicologia social utiliza freqüentemente esse conceito de subjetividade e seus derivados como formação da subjetividade ou subjetivação.
http://estruturaedinamicasocial.blogspot.com/2010/03/subjetividade.html
Identidade Cultural
A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros. É um processo dinâmico, de construção continuada, que se alimenta de várias fontes no tempo e no espaço.
http://estruturaedinamicasocial.blogspot.com/2010/03/identidade-cultural-dicionario-de.html
Ética? Moral? Sinônimos? Não sinônimos?
Posso ter uma ética de como deveria agir e, ainda assim, fazer outra coisa? E se pensar eticamente de um jeito e me ver obrigada a agir de outra forma, como fica meu julgamento moral de mim mesma?Coisas para pensar… ou agir… pelo resto da vida!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s