Impressões de uma democracia.

A nossa experiência da democracia autogestionária foi positiva. Quando cheguei já encontrei tudo arrumado: cadeiras afastadas, sala com colchões e o filme na tela. O filme começou e o silêncio e a atenção tomaram conta da classe. O pouco barulho que houve foi abafado pelos próprios alunos, que também se mobilizaram para trazer a comida e os copos, que não eram descartáveis. Aliás, os copos eram de plástico, mas era um plástico tão bem feito e resistente que poderia ser reutilizado sem o menor problema, tanto que serviu para os dois dias de filme. Minha única intervenção, tanto no primeiro dia quanto no segundo, foi avisar que a aula estava acabando e era preciso arrumar a sala para os outros professores.

Há outros fatos que colaboraram para a democracia, como a escolha de um filme adequado para a matéria, onde diversos assuntos que aconteceram na trama poderiam ser debatidos. Além da divisão do tempo, as três horas por semana serviram perfeitamente para ver o filme, comer, debater e organizar a sala. Bom, o mais interessante desta experiência foi o debate. Mesmo sem uma figura superior hierarquicamente a discussão não virou uma terra de ninguém, foi possível ouvir a opinião de todos, respeitaram as opiniões alheias e o tema foi tratado de acordo com o que foi visto nas aulas da professora Andrea.

Para finalizar, vou tentar resumir, bem superficialmente, a fala de um dos alunos que retrata bem a situação: “Não é preciso ter um professor falando, alunos ouvindo e reproduzindo o conteúdo na prova, ou seja, uma estrutura rígida. Um filme e pessoas interessadas no debate também pode ser muito produtivo.” E fica a pergunta: Se os alunos não puderem fazer este tipo de aula na Universidade, onde vão fazer?

Anúncios

Um pensamento sobre “Impressões de uma democracia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s