Auto-avaliação e Avaliação do Grupo

Olá Pessoal, bom dia!

Como havia mencionado antes, seguem os critérios para Auto-avaliação e Avaliação do Grupo. Gostaria de ressaltar o que disse desde o início do quadrimestre: a avaliação é processual, o que significa considerar a participação e o envolvimento com o conjunto de atividades que foram propostas ao longo da disciplina. A avaliação processual considera que é mais importante valorizar como cada sujeito e cada grupo enxergam a sua própria trajetória. Para mim, como educadora, é relevante conhecer e reconhecer essas trajetórias, suas diferenças, seus sucessos e suas dificuldades, a partir de pontos de vistas únicos e distintos. Prefiro isso, norteada e amparada por referenciais teóricos e metodológicos que legitimam tais práticas, a me atribuir a capacidade de definir um parâmetro único do que as pessoas e os grupos deveriam fazer ou desenvolver e julgar ou avaliar a partir exclusivamente da minha visão. Portanto, conto com a honestidade e a capacidade crítica de cada um para tratar por escrito de SI PRÓPRIO E DO SEU GRUPO!
Está sendo distribuída uma folha de prova da UFABC para cada estudante que cursou a disciplina e uma para o grupo. É necessário fazer a auto-avaliação e a avaliação do grupo nesse tipo de folha, pois ele é considerado documento oficial pela instituição para fins de atribuição dos conceitos. Eu, particularmente, considero o processo como um todo, também exposto no blog, na presença em sala de aula e nos debates que travamos juntos. Seguem abaixo as indicações para as avaliações, a serem entregues até o dia 17 de agosto, pessoalmente, nos horários das aulas. Vocês podem desenvolver um texto geral a partir do bloco escrito abaixo para cada tipo de avaliação, e quem quiser conversar sobre si próprio, seu grupo, a disciplina, minha mediação, por favor, me procure, pois estou à disposição. BOM TRABALHO!

Auto-avaliação

– presença nas aulas;
– participação nas discussões e debates nas aulas;
– participação no grupo de trabalho;
– construção, participação escrita e exposta no blog;
– desenvolvimento de pesquisa;
– leituras dos livros e textos indicados;
– elaboração do projeto de pesquisa;
– elaboração das apresentações do grupo em aula;
– participação nas apresentações do grupo em aula;
– balanço de quais são seus pontos fortes e fracos no processo e do que gostaria de desenvolver, melhorar, se dedicar a aprimorar em seu próprio desenvolvimento na disciplina e na universidade a partir deste olhar sobre si mesmo.

Avaliação do Grupo

– a visão de cada integrante do grupo sobre sua participação nele;
– a visão de cada integrante do grupo sobre a participação dos colegas;
– a visão de cada participante do grupo sobre o conjunto, ou seja, o próprio grupo;
– o que o grupo se propôs a fazer e o que conseguiu fazer.

Observações:

1) Na folha de prova do grupo é para cada um escrever a sua parte e não que um único integrante escreva em nome de todos, o que pode ser feito apenas no último item. Portanto, organizem os dissensos e os consensos necessários para que a avaliação do grupo possa ser concretizada, apresentada e lida por outras pessoas além de vocês.

2) Não esqueçam de colocar o seu conceito individual e o conceito do grupo no quadrado correspondente no canto direito superior da folha de prova, conforme as normas da instituição. Para saber sobre os conceitos e refletir sobre seus significados, creio que há informações disponíveis na página da UFABC, que vocês podem procurar.

Muito obrigada pela atenção e pela convívio neste quadrimestre que se encerra! Espero que possamos nos encontrar sempre por aqui… Até mais!

Anúncios

Um pensamento sobre “Auto-avaliação e Avaliação do Grupo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s