Sobre processos de subjetivação/de identificação e conflitos sociais

Pessoal,

Para a próxima aula, vamos terminar a discussão do artigo de Stuart Hall, e vou começar a discutir o primeiro capítulo (Heterogênese) do livro de Félix Guattari, Caosmose: um novo paradigma estético, que o Allan colocou nos links de leituras.

Gostaria, por favor, que vocês lessem os textos, pois Guattari detalha elementos dos processos de construção de subjetividades polifônicas e plurais, com aspectos históricos, ambientais/ecológicos, tecnológicos e maquínicos que conformam quem somos e ultrapassam a visão clássica de divisão entre o que é um sujeito individual e a sociedade, dando mais elementos para a discussão sobre os processos de identificação e de subjetivação discutidos por Stuart Hall.

E que, como discutimos em aula, essas são noções importantes para se compreender os conflitos sociais e as disputas por poder e entre micropoderes na contemporaneidade, com os vários sentidos de pertencimento e de localização no tempo e no espaço (identidades e/ou processos de identificação?) que os sujeitos constroem a partir das expressões de seus mundos interiores ambíguos, contraditórios e complexos (subjetividades e/ou processos de subjetivação?).

Ficam assim apresentadas algumas das contribuições mais contemporâneas da Filosofia, da Psicologia, da Sociologia e dos Estudos Culturais para ajudar a compreender a importância das noções de identidade e de subjetividade no âmbito das lutas políticas por poder e reconhecimento atualmente. Espero que vocês procurem e exponham o quanto antes as relações dessas noções teóricas com seus temas de pesquisa nos blogs.

Até mais e bons estudos 🙂

Andrea

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s