Ementa e Programa da disciplina Identidade e Cultura (turmas A e B diurno)

IDENTIDADE E CULTURA (4-0-4)

EMENTA
Os diversos conceitos de cultura através dos tempos; teorias sociais sobre cultura; cultura como conceito antropológico; a questão da diversidade cultural e as teorias que as explicam; o evolucionismo, o funcionalismo, o culturalismo, a difusão cultural, o estruturalismo e a teoria interpretativa da cultura; cultura e personalidade; socialização e cultura; abordagem interacionista de cultura; o significado de aculturação; cultura popular; cultura de massa; cultura de classe; cultura e a noção bourdieuana de “habitus”; usos sociais da noção de cultura; cultura política, cultura empresarial e organizacional; relativismo cultural e etnocentrismo; conceitos de identidade; relação de identidade e cultura; identidade cultural e identidade social; concepção relacional e situacional de identidade cultural; cultura, identidade e etnia; Estado e identidade; estratégias de identidade; fronteiras da identidade; cultura e identidade na globalização; Políticas Públicas e identidade cultural; etnografia como forma de compreender a cultura de grupos sociais; estudo de casos de implementação de Políticas Públicas em grupos sociais distintos: sucessos e insucessos.

Programa da disciplina Identidade e Cultura

(Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos – Turmas A e B – diurno, andrea.santos@ufabc.edu.br)

Conteúdos:

– Construções teóricas interdisciplinares dos conceitos de cultura e identidade no século XX;

– Culturas híbridas, culturas populares, cibercultura, cultura digital, interculturalidades;

– Corpos, identidades, pós-identidades, subjetividades, comunidades;

– Movimentos sociais e culturais e as políticas identitárias e pós-identitárias: diferenças, preconceitos e conflitos sociais;

– Políticas culturais e artísticas e as diversidades de gênero, sexuais, étnicas, socioeconômicas, geracionais, entre outras;

– Estudos Culturais e Estudos de Performance e Política; ações culturais e artísticas como políticas em torno da questão das identidades e pós-identidades;

– Artes, ciências, tecnologias: culturas, estéticas e éticas políticas do corpo humano, transumano, pós-humano.

Metodologia:

– Exposição e debates a partir da leitura de textos indicados na Biblioteca e vídeos do blog e outros apresentados e distribuídos nas aulas;

– Oficinas com pesquisa bibliográfica e de campo para desenvolvimento de processos criativos;

– Produção de blogs, de ações culturais e artísticas e de performances;

– Documentação e registro dos processos de trabalho individuais e em grupo na disciplina;

– Integração com atividades em projetos de pesquisa e extensão em andamento.

Avaliação:

– Auto-avaliação, ao final do quadrimestre, em forma de parecer escrito (que pode ser complementado com registros na internet, fotográficos, audiovisuais) sobre o processo de ensino-aprendizagem etodo o trabalho individual e em grupo feito ao longo da disciplina, considerando: participação; leituras; debates; documentação e registros de processos de pesquisa e criação; integração com atividades de extensão em andamento.

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