Aula 10

Na aula de hoje, distribuímos e comentamos o artigo “A produção social da identidade e da diferença”, de Tomaz Tadeu da Silva

A produção social da identidade e da diferença

Destacamos que as identidades (sentidos de pertencimento a grupos e de localização no tempo e no espaço) são socialmente construídas não apenas pelo que as pessoas reconhecem que possuem em comum com outras pessoas. As diferenças fazem parte de qualquer processo de construção identitária, pois demarcam, por meio da alteridade, do reconhecimento ou não do outro, o que queremos dizer que somos ou que não somos dentro e fora dos grupos que circulamos.

O problema é quando as diferenças são naturalizadas e transformadas em desigualdades. Pessoas e grupos que marcam diferenças para dizer que são melhores que outros acabam por fomentar desigualdades e dizer que as mesmas são naturais, negando sua construção social. Essas práticas de transformação de diferenças em desigualdades geram inúmeros conflitos, preconceitos e guerras. Diferenças de gênero, sexualidade e orientação sexual; diferenças étnicas; diferenças geracionais; diferenças socioeconômicas; diferenças políticas; diferenças religiosas; entre outras, são constantemente transformadas em desigualdades, em formas de hierarquização, de classificação arbitrária dos sujeitos, e é exatamente isso que estamos criticando nessas aulas de Identidade e Cultura.

Trazemos para reflexão a necessidade de problematizar atitudes preconceituosas de sujeitos e de comunidades que se consideram superiores por algum tipo de diferença e acabam por propor a dominação e a eliminação do outro, justificando injustiças por meio da naturalização de desigualdades que foram inventadas a partir da demarcação de diferenças como desigualdades entre grupos e sujeitos.

Nossas perguntas são: o que essas ideias, críticas e reflexões tem a ver com suas opiniões, observações e análises temáticas no seu blog e no blog do seu grupo?

 

 

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Aula 10

  1. Pingback: Dimensão: O Bem-estar psicológico | FELICIDADE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s