agosto/2015

Atividades de Educação a Distância de 4/8 a 13/8

Elaboração da auto-avaliação e entrega pelo Tidia até dia 16 de agosto! Qualquer dúvida ou debate, somente pela internet ou em atendimento agendado na UFABC.

Roteiro para Auto-Avaliação:

A Auto-avaliação consiste em uma análise pessoal de sua participação na disciplina. Nela, você constrói uma reflexão crítica sobre seu desempenho, avaliando o que aprendeu e o que precisa aprender sobre as temáticas apresentadas. Seguem as instruções e sugestão de roteiro para a auto-avaliação, que também podem ajudar a ver o que está faltando na sua pesquisa e nas práticas do seu grupo para fazer um encerramento.

Os instrumentos e instruções sobre auto-avaliação da disciplina foram criados com o objetivo de responsabilizar cada um por seu próprio processo de aprendizagem e realizar uma auto-avaliação diagnóstica e processual. Isso significa que eles pretendem que cada estudante possa, com sinceridade e responsabilidade, avaliar sua própria trajetória, considerando:

1) quais atividades efetivamente fez;

2) quais noções, conceitos, conteúdos estudou;

3) quais saberes/conhecimentos conseguiu construir e quais são aqueles que gostaria de construir acerca das temáticas estudadas.

Portanto, nossa ideia de saberes/conhecimentos abarca tanto a capacidade de se comprometer com as atividades propostas (item 1); como aqueles referentes ao conteúdo da disciplina, disponíveis em blog/site, biblioteca básica e auxiliar do mesmo (item 2) e em textos/autores comentados nas aulas; ou ainda os relacionados a outros saberes ligados à capacidade de interagir em grupos (item 3).

Para tanto, cada estudante poderá considerar para se auto-avaliar:

1) a realização das seguintes atividades que eventualmente compõem o processo de trabalho na disciplina: – leituras dos textos indicados para debate nas aulas (que textos, que autores; que relações entre estes e o que foi pesquisado individualmente e em grupo) ou outros textos que tenham interesse; – participação nas aulas (veio, ficou, ouviu, debateu, não apareceu, delegou sua participação a outro, quando, por que, o que isso tem a ver ou não com seu processo de trabalho); – realização de pesquisa com produção e/ou seleção e escolha de documentos de vários tipos organizados em forma de blog/site (que documentos/fontes escritas, orais, audiovisuais, foram levantados, com lista e qual é a contribuição individual para o balanço final do que foi reunido pelo grupo); – análise crítica de documentos/fontes pesquisados, que pode compreender: escrita de legendas para imagens e outros documentos; escrita de textos explicativos; organização de roteiros de apresentação do tema com documentos selecionados da pesquisa; apresentação dos resultados da pesquisa analisados e criticados sob forma de exposição escrita ou audiovisual em blog/site ou em artigo; comentários e debates; – ideias de projetos e práticas propostas e/ou desenvolvidas, seus roteiros de ação, registros documentais e análises/balanços do que foi feito individualmente e em grupo; – auto-avaliação (texto escrito sobre sua trajetória individual na disciplina, considerando todos os três itens elencados aqui).

2) o conhecimento de noções, conceitos e conteúdos referentes à disciplina tratados pela bibliografia, pelas aulas ou por outras fontes escolhidas: – visão panorâmica de perspectivas teóricas e metodológicas variadas e estudo inicial de noções e construções conceituais (quais achou interessantes, por que, como pode ser útil na sua pesquisa); – questionamento do senso comum (“achismos”, opiniões sem embasamento teórico-metodológico) e relativização da noção de verdade/linguagem única (ou seja, crítica de visão/opinião de que existe uma que é “a certa” e é suficiente para dar conta da discussão), com apresentação da multiplicidade de representações da realidade passada e presente sobre os temas trabalhados na disciplina, com conhecimento de várias perspectivas teórico-metodológicas com multiplicidade de abordagens possíveis de serem trabalhadas na temática escolhida; – presença das subjetividades dos estudantes e dos sujeitos das temáticas pesquisadas na construção do trabalho de pesquisa e da sua apresentação em blog e/ou práticas desenvolvidas; – desenvolvimento de práticas de pesquisa e de produção de documentos sobre a temática escolhida com conceitos/metodologias específicas para análise de cada tipo; – conhecimento interdisciplinar do debate sobre identidade e cultura e da temática de pesquisa escolhida; – elaboração de um balanço do que foi realizado, considerando a ideia inicial e as transformações no planejamento para o desenvolvimento do que foi proposto; – papel do pesquisador/estudante como construtor/criador/organizador de conhecimentos que possibilitem o reconhecimento, o respeito e o aprendizado em torno de diferenças culturais e identitárias como garantia de cidadania, democracia, valorização das diversidades como reflexão e prática crítica; – eventual repercussão do que foi produzido por você a partir da sua pesquisa (quanto, como, por que, quem viu/comentou/aproveitou além de você mesmo, se foi possível detectar, se isso foi importante para o desenvolvimento do seu trabalho).

3) o desenvolvimento de saberes e habilidades humanas, considerados no processo de auto-avaliação quanto à vivência em grupos: – responsabilidade individual quanto às atividades individuais e coletivas da disciplina; – organização e participação em estudos, pesquisas e criações individuais e em grupo (se alguém contribuiu para seu trabalho, de que forma, como, por que…); – respeito/tolerância/aprendizado com as opiniões diferentes das próprias e com as atividades/pesquisas dos outros; – capacidade de elaborar problematizações e de desconstruir verdades únicas, preconceitos e juízos de valor fechados e fixos por meio do estudo, da pesquisa, do diálogo e da apresentação em blog e/ou artigo referentes às atividades de pesquisa propostas; – postura ética orientada pela solidariedade; pelo respeito/tolerância/aprendizado com as diferenças; pela crítica e ação contra desigualdades e injustiças econômicas, políticas, culturais, sociais, tais como aquelas marcadas por preconceitos de gênero, etnia, classe ou outros; pelo questionamento das ideias de políticas públicas em circulação na sociedade e seus impactos na vidas das pessoas; – capacidade de crítica e auto-crítica pautada no respeito/tolerância/aprendizado com o outro e nas várias facetas possíveis de serem consideradas na avaliação de um desempenho, de um problema, de uma tarefa em pauta na disciplina; – capacidade de criação/organização de conhecimento condizente com seus conhecimentos e saberes prévios e em desenvolvimento.

A auto-avaliação pode começar a ser redigida imediatamente, como um diário ou um memorial de cada passo do seu percurso de aprendizado e, no final do quadrimestre, cada estudante poderá entregar um texto sobre sua trajetória na disciplina, tendo como roteiro o cumprimento das atividades propostas no item 1; o desenvolvimento de noções, conceitos e conteúdos da disciplina e do tema de pesquisa que se propôs no item 2; e dos saberes/habilidades de convivência no item 3.

Mais do que objetivar a atribuição de um conceito, a avaliação diagnóstica processual, resultante desse texto escrito pelo próprio estudante como um parecer sobre si mesmo, quer observar até onde o/a estudante caminhou e para onde pode caminhar ao longo de seu processo de formação, com autonomia, criatividade e honestidade. Essa auto-avaliação será individual, por escrito, digital (além de ser postada aqui, pode também ser publicada no blog e/ou enviada por e-mail: andrea.santos@ufabc.edu.br) reforçando que cabe ao estudante escolher escrever uma auto-reflexão seguindo o roteiro dos três itens desenvolvidos aqui, isto é, tratar amplamente do SEU próprio desenvolvimento, e não do que pensa ou julga ser o desenvolvimento dos outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s